Centro de Educação infantil
O CEI (Centro de Educação Infantil) Projeto Anchieta atende, em período integral, crianças de 1 a 3 anos e 11 meses. É um ambiente fundamental nos primeiros anos de vida de qualquer criança e favorece situações ricas e diversas em seu cotidiano. É um espaço privilegiado para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem. As crianças podem conhecer e elaborar ideias acerca do mundo, aprender a lidar com as diferenças e a se familiarizar com a diversidade de cultura, por meio da prática pedagógica que consiste em contar histórias e utilizar música, teatro, brinquedos e brincadeiras. Todas as atividades são planejadas para que as crianças possam usar a sua imaginação, de acordo com o tema central do projeto pedagógico. Temos como princípios: despertar na criança sua imaginação, curiosidade e capacidade crítica, bem como conhecer o que ela pensa e sente, contribuindo assim para que ela possa vencer suas dificuldades e limitações; responder às suas perguntas e, sobretudo, participar de suas alegrias, esforços e decepções. Assegura-se assim, por meio do ouvir e do cuidar, que a estimulação seja adequada ao seu desenvolvimento, por meio de diferentes formas de linguagem, de maneira a apoiá-la na construção de sentidos pessoais, na medida em que se construa como sujeito.
Esses encontros acontecem de acordo com uma sistemática que leva em consideração o Programa Curricular da Cidade de São Paulo para a equipe do CEI, do CCA e do CJ. A formação das equipes está direcionada no sentido de considerar as necessidades geradas pelo atendimento diário, pelos estudos, trocas e reflexões de maneira a desenvolver um trabalho de acolhimento e respeito. Todos os membros da Equipe IAG são considerados educadores pois todos têm algo para trocar entre si.
Circuito, cama de gato, tanque de areia, atividades de exploração da criança, festas de aniversariantes, teatro a céu aberto, e ações de preservação do meio ambiente.
Cuidar do meio ambiente é dever de todos. Conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente é garantir que no futuro se tornem responsáveis e conscientes.
Abordam-se temas que englobam respeito, diversidade e questões atinentes à família, que também participa das oficinas de culinária.
No brincar heurístico, o educador observa as maneiras utilizadas pelas crianças para explorar, interagir, escolher e tomar posse de objetos e suas propriedades e possibilidades. A livre exploração permite o desenvolvimento e a expressão da criatividade e curiosidade inata a cada faixa etária.
As crianças aprendem a construir brinquedos com materiais encontrados no meio ambiente, possibilitando uma experiência nova e enriquecedora da brincadeira. Os brinquedos não estruturados são recursos flexíveis possíveis de serem encontrados no ambiente, e não possuem faixa etária específica ou prazo de validade.
Muito mais do que simples entretenimento o teatro é abordado pelas educadoras com um caráter formador e pedagógico. Assim, por meio de inúmeras provocações as crianças são colocadas em contato com a arte, uma expressão de linguagem raramente explorada pelas famílias e até pelas escolas.
As crianças do CEI entre 2 e 4 anos participam de mediações de leitura realizadas pelos nossos adolescentes e jovens de 10 a 17 anos plenamente capacitados para essa atividade.