Todos os sete projetos do Programa Socioambiental IAG sempre são iniciados por ações educacionais.
Conheça nossos projetos
Queremos realizar diversos projetos junto aos nossos assistidos e precisamos do seu apoio para isso. Seja uma empresa parceira do Instituto Anchieta Grajaú e nos ajude a transformar sonhos em realidade. Patrocine um dos nossos projetos e vamos juntos construir um mundo melhor.
Por meio do método ART (Agricultura Regenerativa Tropical) o Instituto visa produzir alimentos mais saudáveis com menor necessidade de insumos externos e resilientes ao excesso ou escassez de água. Essa adaptação às mudanças climáticas vem sendo transmitida à comunidade em cursos de formação (Formação Inicial em Horticultura)
Em 2021 foram plantadas 137 mudas margeando a área e formando três das ruas planejadas. O Projeto visa recuperar a área verde do Instituto por meio de reflorestamento com espécies nativas, frutíferas ou não, e plantio de alimentos saudáveis.
Esse projeto busca viabilizar informações acerca de espaços culturais da região sul do distrito Grajaú, assim como levar famílias das regiões atendidas pelo Instituto Anchieta Grajaú até locais culturais que não são muitas vezes acessados por falta de conhecimento ou por questões financeiras destas famílias.
O Projeto Cine Anchieta se iniciou no ano de 2009 como uma das ações desenvolvidas e ofertadas pelo antigo serviço Ação Família, que anos depois viria a se transformar nos Serviços de Assistência Social à Família (SASF,s II e III).
O projeto de Criarte tem o compromisso de oportunizar aos alunos através do trabalho artesanal o desenvolvimento de suas habilidades manuais para que possa explorar e expandir sua criatividade e consequentemente despertar para o exercício de novos trabalhos artesanais.
Viabilizar o acesso às múltiplas vivências esportivas para crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e desenvolvimento integral, prioritariamente dos que estão em áreas de vulnerabilidade social.
A idealização do projeto Conecta sediada no Instituto Anchieta Grajaú, surgiu da preocupação com a problemática da exclusão digital, existentes nos bairros em que os nossos serviços atuam.
O Projeto Era Uma Vez no IAG... têm por objetivos gerais contribuir para a formação do leitor na infância e para a promoção do acesso ao livro de literatura entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, usuários dos serviços do Instituto Anchieta Grajaú e residentes de seu entorno.
O Projeto Melhor Idade.com visa beneficiar grupos de idosos atendidos pelos Serviços de Assistência Social a Família (SASF´s Grajaú II e III).
O projeto de Oficinas de Manicure e Pedicure têm como diretriz promover o acesso a aulas de Manicure a famílias atendidas pelos Serviços de Assistência Social a Família, promovendo o desenvolvimento de suas habilidades manuais e consequentemente capacitar famílias para o exercício de trabalhos informais.
O Projeto Mestre Cuca em Ação visa conscientizar os participantes sobre a importância de uma boa alimentação, como fundamento de uma vida saudável, tornando os cidadãos responsáveis pela melhoria da sua situação de vida.
O projeto de COMUNICAÇÂO do Instituto Anchieta Grajaú tem como objetivo a captação de recursos para a realização do aprimoramento do site do Instituto tornando-o mais interativo e dinâmico.
O Instituto Anchieta Grajaú, através das oficinas dos Serviços de Assistência Social a Família (SASF´s II e III) proporcionam aos usuários a oportunidade de aprenderem uma profissão e, assim, promover uma renda familiar.
O Projeto Pés Descalços vem de encontro com os anseios do Instituto Anchieta Grajaú de constituir um espaço para as práticas corporais e oferecer aulas semanais de capoeira ampliando a relação com a nossa cultura e o resgate de nossa história.
Esse projeto visa assegurar a inclusão efetiva de jovens com deficiência através da promoção de oficinas de educação complementar, respeitando a individualidade e o ritmo de cada um, de forma que possam participar da sociedade e exercer plenamente seus direitos.
O projeto Teatro Anchieta ocorre no espaço do Centro da Juventude (CJ) e proporciona atividades que desenvolvem as técnicas empregadas no Teatro para uma compreensão prática e teórica sobre os fundamentos da linguagem cênica, concretizadas em uma apresentação teatral, como finalização do processo.
O Projeto tem como objetivos norteadores sensibilizar e ampliar o conhecimento de jovens da comunidade acerca das ferramentas do Audiovisual, por meio da produção de curtas metragens e documentários.
O projeto visa à inserção de jovens das comunidades do Grajau, que possui alto nível de criminalidade, na prática da dança e percussão. Assim essa prática vem enaltecer as capacidades dos jovens abrindo para eles um novo horizonte que se refletirá sem dúvida em sua vida pessoal.
O projeto que atua dentro do âmbito da promoção da cultura e do lazer, tem por objetivo realizar festas de aniversário para os educandos aniversariantes do mês, atendidas pelo Instituto Anchieta Grajaú.
O Projeto Brinquedoteca tem como objetivo oferecer um espaço lúdico para que famílias possam deixar seus (uas) filhos (as) enquanto se encontram no trabalho. Além de ocupar o tempo ocioso das crianças com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando e prestar atendimento psicopedagógico a crianças que necessitem.
A cada ano, realizamos um evento para manter essa chama viva e internalizar características e tradições de nossa cultura e tradição tal como valorizar e respeitar a cultura rural/caipira e nacional. Além de diversas brincadeiras, também botamos a mão na massa na confecção de guloseimas e pratos típicos, decoração e vestimenta.
Todo ano o Instituto Anchieta Grajaú realiza o evento Festa da Família, que neste ano será celebrado no dia 26 de outubro. A Festa da Família celebra os vínculos familiares e o desenvolvimento do aluno em sua jornada do conhecimento.
Com intuito de valorizar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos educandos, o Instituto Anchieta Grajaú, através dos Serviços CEI, CCA, CJ, SASF III apresenta anualmente uma Mostra Cultural.
Esta ocasião, extremamente simbólica para o público infantil, vincula-se de modo direto com a missão e valores do IAG: promover o desenvolvimento humano e a integração dos moradores do Grajaú por meio da Educação e do Desenvolvimento Comunitário.
O Projeto Sobre Cordas foi criado em junho de 2018, visando proporcionar acesso à educação musical de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto realiza oficinas de técnicas de violão clássico e erudito através de práticas em conjunto e individuais do instrumento.
Tem como proposito ampliar o conhecimento sobre o Mundo do Trabalho de forma abrangente, apresentando diferentes conteúdos que preparem o jovem para vida Profissional.
O projeto de COMUNICAÇÂO do Instituto Anchieta Grajaú tem como objetivo a captação de recursos para a realização do aprimoramento do site do Instituto tornando-o mais interativo e dinâmico.
O Projeto de adequação da sala de leitura do Instituto tem por objetivos gerais: Garantir melhor estrutura para o desenvolvimento de projetos de mediação de leitura no IAG e promover o acesso da comunidade do IAG e entorno ao acervo de livros disponível na sala de leitura do IAG, formado majoritariamente por livros de literatura.
O Projeto Era Uma Vez no IAG Contribui para a formação do leitor na infância e na promoção do acesso ao livro de literatura entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, usuários dos serviços do Instituto Anchieta Grajaú e residentes de seu entorno. Entende-se que a leitura é condição necessária para o exercício da cidadania, sendo um instrumento de fundamental importância para o processo formativo, o desenvolvimento humano e pessoal, e a inserção econômica, social e cultural.
O projeto IAGENTE COMPARTILHA, pretende promover dentro do espaço do IAG, uma intervenção onde os/as adolescentes possam se reconhecer e se identificarem na proposta de dialogados recorrentes a realidade local por intermédio da literatura compartilhada. Corroborado a isto, visamos proporcionar um espaço físico e significativo que preencha esta lacuna de ausência literária marginal, territorial, cultural, política, econômica dentro das bibliotecas em geral.
No projeto de empreendedorismo os educandos terão a oportunidade de vivenciar noções básicas sobre assuntos relacionados ao funcionamento de uma empresa, resolução de “problemas”, análise sobre questões empreendedora, pesquisa de campo, responsabilidade social com atividades envolvendo momentos de teoria e prática.
Projeto de voluntariado que busca inserir na prática profissional os alunos que estejam concluindo os cursos profissionalizantes ofertados pelo Centro para Juventude do Instituto Anchieta Grajaú, promovendo o crescimento profissional, para que os indivíduos venham ter experiencia para melhor atuação no mercado de trabalho. O Projeto de voluntariado é a oportunidade para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possam absorver melhor os conhecimentos, sendo um complemento do aprendizado dos cursos.